sexta-feira, 2 de abril de 2010

RUP é uma metodologia lenta?

Bem a uns dias atrás andei discutindo com um colega de faculdade a respeito de metodologias, ele mi questionou se eu achava o RUP uma metodologia lenta porque no seu trabalho estavam demorando demais a começar o desenvolvimento por conta dos artefatos que eram muitos, essa pequena discussão mi fez escrever esse post.
O RUP apesar de ser um framework da Rational que enfoca muito nos artefatos do projeto, é flexível quanto a ciclo de vida do projeto, o que a meu ver pode fazer o desenvolvimento ser um pouco mais acelerado, dependendo do ciclo que o gerente vá escolher, outro fator que pode contribuir para diminuir o gargalo nos artefatos é a proximidade com o cliente e o grau de detalhamento de informações sobre o negocio, o que facilita a vida do analista na hora de escrever os casos de uso.
Trabalhei um ano em um projeto que baseava-se no RUP , usávamos o ciclo de vida iterativo e não tivemos problemas com demora no desenvolvimento porque quando estávamos desenvolvendo uma iteração a posterior já estava sendo projetada, o que
fez que não criássemos nenhum tipo de gargalo, em fase nenhuma. Credito isso ao cliente sempre presente ajudando muito no fornecimento dos requisitos, e ao ciclo iterativo.
Acho que o RUP tem suas vantagens assim como metodologias ágeis também, cabe a equipe saber a necessidade do projeto e decidir o melhor caminho a seguir. Gosto muito de metodologias ágeis, mas vejo que uma equipe que saiba adequar o RUP ao projeto pode conseguir grandes benefícios muito vantajosos também

Nenhum comentário:

Postar um comentário